sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Modernismo - 1ª Fase

LITERATURA
1) (F.C.Chagas-SP) Considerando os acontecimentos da Semana de Arte Moderna e a atitude de seus principais integrantes, é correto dizer que o primeiro momento do Modernismo brasileiro visava:
a)atualizar nossa produção literária, fazendo com que reproduzisse a estética e a temática euramericanas, em vigência desde o início do século.
b)instaurar uma literatura politicamente empenhada e combativa, inspirada no Neo-Realismo e no Neo-Naturalismo.
c)propor um conjunto de normas e de regras literárias, pautadas nos ensinamentos clássicos, que orientassem nossa produção literária.
d)reavivar nossa produção literária, que desde fins do século XIX, com a decadência do Simbolismo, escasseava.
e)combater remanescentes literários retrógrados, representados sobretudo pelo  Parnasianismo, a fim de renovar o curso da literatura que se fazia entre nós.

2) (F.C. Chagas-SP) “O primitivismo, que na França aparecia como exotismo, era para nós, no Brasil, primitivismo mesmo. Pensei, então, em fazer uma poesia de exportação e não de importação, baseada em nossa ambiência geográfica, histórica e social. Como o pau-brasil foi a primeira riqueza brasileira exportada, denominei o movimento do Pau Brasil.”
As idéias do excerto acima associam-se:
a)    ao culto arcádico da natureza.
b)    Ao combate às mazelas sociais denunciadas pelo Naturalismo.
c)    Ao espírito de denuncia próprio de neo-realismo.
d)    Ao nacionalismo da primeira geração modernista.
e)    Às preocupações sociais vigentes no final do movimento romântico.

3) (FCMSC-SP)
3 de maio
“Aprendi com meu filho de dez anos
que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi.”
(Oswald de Andrade)

As cinco alternativas apresentam afirmações extraídas do Manifesto da Poesia Pau-brasil; assinale  a que está relacionada com o poema “3 de maio”.
a)    “Só não se inventou uma máquina de fazer versos – já havia o poeta parnasiano.”
b)    “... contra a morbidez romântica – pelo equilíbrio geômetro e pelo acabamento técnico.”
c)    “ nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livros.”
d)    “A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas...”
e)    “Temos a base dupla e presente – a floresta e a escola.”

4) O escritor modernista Oswald de Andrade, no Manifesto Antropófago (1928), afirma a propósito das relações entre a cultura brasileira e a de nossos colonizadores: Mas não foram cruzados que vieram. Foram fugitivos de UMA CIVILIZAÇÃO QUE ESTAMOS COMENDO porque somos fortes [...]
O texto cria uma aproximação com a carta de Pero Vaz de Caminha, inspirado principalmente na linguagem, como se verifica nos dois primeiros versos.
A característica da obra de Oswald de Andrade comprovada através dessa aproximação é
a) a ruptura com os padrões da língua literária culta.
b) o resgate crítico do passado brasileiro através da paródia.
c) a introdução das correntes de vanguarda nos textos modernistas.
d) a visão ingênua de um Brasil moderno-primitivo.
e) o deboche irônico do mundo dos acadêmicos e dos burgueses.

5) (Fatec) Algumas das características do Modernismo, que também aparecem na poesia de Manuel Bandeira, são:
a) o uso de preciosismos na linguagem e revalorização de temas do passado.
b) a valorização literária da linguagem coloquial e dos fatos do cotidiano.
c) o uso de "barbarismos universais" e do "lirismo bem comportado".
d) o espírito polêmico e o lirismo intimista.
e) a valorização da consciência crítica e a idealização do cotidiano.

6) (Fei) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna:
a) Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país;
b) Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro;
c) Combate a tudo que indicasse o "statu quo", o conhecido;
d) Manutenção da temática simbolista e parnasiana;
e) Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos.

7) (Uel) O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado
a) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.
b) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.
c) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.
d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.
e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.

8) (Uel) "Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do Antropófago."
O fragmento acima é um dos muitos que compõe um importante manifesto modernista, no qual
a) Oswald de Andrade proclama a supremacia criativa do nosso primitivismo sobre a cultura européia.
b) Monteiro Lobato reage violentamente contra uma exposição de quadros de Anita Malfatti.
c) Mário de Andrade busca definir aspectos técnicos da nova estética.
d) Cassiano Ricardo assinala sua adesão ao nacionalismo de características ufanistas.
e) Manuel Bandeira abandona o estilo neo-simbolista e proclama seu lirismo coloquial.

9) (Unirio) Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:
a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.
b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.
c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.
d) reconquista do verso livre.
e) ausência de inspiração nacionalista.

10) (Unesp) "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente."

"Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz."

"Tupi, or not tupi that is the question."

            (Fragmento do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade)

Analisando as idéias contidas nesses fragmentos, assinale a única alternativa que julgar INCORRETA.
a) O Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade articula-se ao movimento antropófago do Modernismo brasileiro, cuja expressão máxima se deu em "Macunaíma" de Mário de Andrade.
b) Em "Tupi, or not tupi that is the question", está implícita a crítica ao espírito de nacionalidade, falseado pelo estrangeirismo exacerbado entre nós, até os adventos do Modernismo.
c) Ainda nos fragmentos acima citados, deve-se entender não a aversão à cultura estrangeira, mas a dialética de conjunção das raízes nacionais à cultura européia.
d) A leitura dos três fragmentos acaba por desvendar a crítica à cultura brasileira que não estaria muito distante do primitivismo antropofágico.
e) O Manifesto Antropófago propõe a mobilidade cultural advinda da mobilidade do pensamento e dos valores do homem em sociedade.

11) (Ufpe) Leia o texto e indique: (V) Verdadeiro ou (F) Falso
"O céu jogava tinas de água sobre o noturno que me devolvia a São Paulo.
O comboio brecou lento para as ruas molhadas, furou a gare suntuosa e me jogou nos óculos menineiros de um grupo negro. Sentaram-me num automóvel de pêsames."
                        (Oswald de Andrade)
(     ) Seu autor é modernista da última fase, não tendo participado da Semana de Arte Moderna.
(     ) O nacionalismo de Oswald de Andrade foi uma volta ao ufanismo parnasiano, sem perspectiva crítica.
(     ) Principal divulgador da orientação nacionalista primitivista, participou do movimento Pau Brasil e do movimento Antropofágico.
(     ) Oswald de Andrade escreveu os textos mais corrosivos da estética modernista, destruindo os padrões tradicionais de narrativa.
(     ) Como se pode observar no texto, Oswald de Andrade destacou-se pela inovação no uso dos termos com derivações e formações estrangeiras, além de metáforas inusitadas. Sua narrativa estabelece uma mistura entre o descritivo e o narrativo.

12) (Mackenzie) E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra.
                        (Mário de Andrade)
Assinale a alternativa na qual aparece um fato cultural que não se encaixa no período mencionado acima.
a) A exposição de trabalhos de Anita Malfatti, criticada por Monteiro Lobato.
b) O Manifesto Pau-Brasil.
c) As duas "dentições" da REVISTA DE ANTROPOFAGIA.
d) O Verde-Amarelismo.
e) A revista KLAXON.

13) (Fatec) Atente para os trechos seguintes.
I - ... no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas conseqüentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligência nacional.
II - A poesia Pau-Brasil. Ágil e cândida. Como uma criança. (...) O trabalho contra o detalhe naturalista - pela síntese; contra a morbidez romântica - pelo equilíbrio geômetra e pelo acabamento técnico; contra a cópia, pela surpresa.
III - Tanto o índio quanto o próprio Brasil passam a ser vistos como partes de um "paraíso americano", distante da decadência da civilização européia. (...) Na tentativa de definir a etnia brasileira, os escritores (...) constataram que o índio era o verdadeiro representante da raça brasileira, mais que o branco (identificado com o colonizador português).
IV - Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminés de fábricas, sangue, velocidade, sonho, na nossa Arte.  E que o rufo de um automóvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o último deus homérico, que ficou, anacronicamente, a dormir e a sonhar, na era do "jazz-band" e do cinema, com a frauta dos pastores da Arcádia e os seis divinos de Helena!

Desses trechos, traduzem o ideário modernista apenas
a) o II e o III.         
b) o I e o IV.
c) o I, o II e o III.    
d) o I, o II e o IV.
e) o II, o III e o IV.

14) (Ufrs) Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Oswald de Andrade, autor do "Manifesto Antropófago", de 1928, compôs também o "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", que discute concepções sobre a linguagem poética, a modernização e a cor local.
b) Mário de Andrade dedicou-se à renovação da ficção e da poesia, escrevendo também manifestos, prefácios e livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos.
c) As propostas do Modernismo, receptivas às diferentes linguagens artísticas, pretenderam discutir os padrões estéticos e culturais brasileiros.
d) O Modernismo, embora aberto à linguagem coloquial, não se opôs aos padrões poéticos e narrativos já consagrados desde o Romantismo.
e) Os poetas das diferentes tendências do Modernismo contribuíram para a inovação formal e temática da poesia brasileira, que posteriormente se aproximou da canção popular.

15) (Uel) Considere as seguintes afirmações sobre a produção literária de Mário de Andrade:
I. Na década de 20, o marco de sua ficção está nessa "rapsódia" em que busca demonstrar não o "caráter do homem brasileiro", mas o aspecto pluralista de nossa cultura, representada pelo mais estranho dos "heróis".
II. Sua poesia chegou a servir, de certo modo, como exemplificação de seus ideais estéticos: veja-se a íntima relação entre o "Prefácio interessantíssimo" e os poemas de PAULICÉIA DESVAIRADA.
III. É enorme o interesse pela cultura popular, e não apenas pelas manifestações artísticas desta: é na linguagem das ruas que vai buscar as bases de uma verdadeira "gramática brasileira".

Está correto o que vem afirmado em
a) I, apenas.
b) I e II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.

16) (Ufpa) Oswald de Andrade, para sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do nosso Modernismo:
a) aproveitou-se exclusivamente das idéias dadaístas.
b) aproveitou-se de aspectos para os quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta sobre o descobrimento do Brasil.
c) aproveitou-se das sugestões temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório de Matos Guerra.
d) valeu-se de princípios da tradição poética parnasiana.
e) aproveitou a sugestão romântica de libertar a imaginação e a fantasia.

17) (Puc-SP)
“O fazendeiro criara filhos
Escravos escravas
Nos terreiros de pitangas e jabuticabas
Mas um dia trocou
O ouro da carne preta e musculosa
As gabirobas e os coqueiros
Os monjolos e os bois
Por terras imaginárias
Onde nasceria a lavoura verde do café.”

Este poema de Oswald de Andrade exemplifica o movimento nativista... O poeta, através de uma poesia reduzida ao ..., buscou uma interpretação de seu país.
a) Antropófago – visual
b) Verde-amarelo – simbólico
c) Terra Roxa e Outras Terras – discursivo
d) Anta – concreto

e) Pau-Brasil – essencial

Respostas- questões de vestibular sobre o Trovadorismo

Gabarito
1. a) Na Cantiga, o eu-poemático feminino dirige-se a duas moças (chamadas de amigas e de irmãs) e faz delas interlocutoras de sua fala.
No poema, o eu-poemático mostra-se como um confidente que interpela uma moça apaixonada, que se torna interlocutora da voz lírica do texto.
b) Na cantiga, a 1° pessoa do plural é usada para se referir aos interlocutores (bailemos, nós).
No poema, a pessoa gramatical utilizada é a 2° do singular (irias, tu, teu).

2. a) Cecília Meireles retomou, de estrofe a estrofe, a oração subordinada adverbial condicional.
Estas orações aparecem no 2° verso da 1° estrofe e, de corpo inteiro, na 2° e na 3° estrofe.
Também aparece na penúltima estrofe, numa estrutura mais simples em que a condição é veiculada por meio da preposição "sem".

b) Com relação à metrificação, os versos indicados nos dois textos são idênticos, ou seja, são hendecassílabos, com acentos nas quintas e nas décimas primeiras sílabas.

3. a) A cantiga pode ser classificada como um tipo de "Cantiga de Amigo" conhecido como "Bailia ou Bailada das Avelaneiras". Características que evidenciam esta classificação são:  presença do eu-lírico feminino,  insinuação de sensualidade,  paralelismo e  refrão.

b) O eu-poemático do texto pode ser representado pela mãe ou por uma amiga da moça, interpelando-a com relação ao namorado.
O enunciado ajuda na resolução do problema e faz com que o título colabore na identificação, pois, por meio dele, pode-se perceber no eu-poemático a figura de um confidente ou de um religioso que auxilia a moça no que diz respeito ao seu envolvimento amoroso, mostrando a ela os perigos do amor.

4. a) Em duas séries: as duas primeiras estrofes (uma série) e as duas estrofes seguintes (outra série).
b) Na primeira são enfatizados os afazeres da mulher; na segunda, o seu sofrimento.

5. a) A mulher.
b) Ela considerou o poeta uma espécie de vidente, pois descobriu o seu sofrimento amoroso.


6-B
7-C
8-A
9-B
10-C


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lista de exercícios – Trovadorismo



TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES.
(Unesp 2004) Cantiga

Bailemos nós já todas três, ai amigas,
So aquestas avelaneiras frolidas, (frolidas = floridas)
E quem for velida, como nós, velidas, (velida = formosa)
Se amigo amar,
So aquestas avelaneiras frolidas (aquestas = estas)
Verrá bailar. (verrá = virá)

Bailemos nós já todas três, ai irmanas, (irmanas = irmãs)
So aqueste ramo destas avelanas, (aqueste = este)
E quem for louçana, como nós, louçanas, (louçana = formosa)
Se amigo amar,
So aqueste ramo destas avelanas (avelanas = avelaneiras)
Verrá bailar.

Por Deus, ai amigas, mentr'al non fazemos, (mentr'al = enquanto outras coisas)

So aqueste ramo frolido bailemos,
E quem bem parecer, como nós parecemos (bem parecer = tiver belo aspecto)

Se amigo amar,
So aqueste ramo so lo que bailemos
Verrá bailar.
            (Aires Nunes, de Santiago. In: SPINA, Segismundo. Presença da Literatura Portuguesa - I. Era Medieval. 2ª ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1966.)

Confessor Medieval
(1960)
Irias à bailia com teu amigo,
Se ele não te dera saia de sirgo? (sirgo = seda)

Se te dera apenas um anel de vidro
Irias com ele por sombra e perigo?

Irias à bailia sem teu amigo,
Se ele não pudesse ir bailar contigo?

Irias com ele se te houvessem dito
Que o amigo que amavas é teu inimigo?

Sem a flor no peito, sem saia de sirgo,
Irias sem ele, e sem anel de vidro?

Irias à bailia, já sem teu amigo,
E sem nenhum suspiro?
            (Cecília Meireles. Poesias completas de Cecília Meireles - v. 8. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.)
1. Tanto na cantiga como no poema de Cecília Meireles verificam-se diferentes personagens: um eu-poemático, que assume a palavra, e um interlocutor ou interlocutores a quem se dirige. Com base nesta informação, releia os dois poemas e, a seguir,
a) indique o interlocutor ou interlocutores do eu-poemático em cada um dos textos.
b) identifique, em cada poema, com base na flexão dos verbos, a pessoa gramatical utilizada pelo eu-poemático para dirigir-se ao interlocutor ou interlocutores.

2. A leitura da cantiga de Aires Nunes e do poema Confessor Medieval, de Cecília Meireles, revela que este poema, mesmo tendo sido escrito por uma poeta modernista, apresenta intencionalmente algumas características da poesia trovadoresca, como o tipo de verso e a construção baseada na repetição e no paralelismo.
Releia com atenção os dois textos e, em seguida,
a) considerando que o efeito de paralelismo em cada poema se torna possível a partir da retomada, estrofe a estrofe, do mesmo tipo de frase adotado na estrofe inicial (no poema de Aires Nunes, por exemplo, a retomada da frase imperativa), aponte o tipo de frase que Cecília Meireles retomou de estrofe a estrofe para possibilitar tal efeito.
b) estabeleça as identidades que há entre o terceiro verso da cantiga de Aires Nunes e o terceiro verso do poema de Cecília Meireles no que diz respeito ao número de sílabas e às posições dos acentos.

3. As cantigas que focalizam temas amorosos apresentam-se em dois gêneros na poesia trovadoresca: as "cantigas de amor", em que o eu-poemático representa a figura do namorado (o "amigo"), e as "cantigas de amigo", em que o eu-poemático representa a figura da mulher amada (a "amiga") falando de seu amor ao "amigo", por vezes dirigindo-se a ele ou dialogando com ele, com outras "amigas" ou, mesmo, com um confidente (a mãe, a irmã, etc.). De posse desta informação,
a) classifique a cantiga de Aires Nunes em um dos dois gêneros, apresentando a justificativa dessa resposta.
b) identifique, levando em consideração o próprio título, a figura que o eu-poemático do poema de Cecília Meireles representa.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Unesp 95) SEDIA LA FREMOSA SEU SIRGO TORCENDO
                                                                  
            Sedia la fremosa seu sirgo torcendo,
            Sa voz manselinha fremoso dizendo
            Cantigas d'amigo.

            Sedia la fremosa seu sirgo lavrando,
            Sa voz manselinha fremoso cantando
            Cantigas d'amigo.

            - Par Deus de Cruz, dona, sey que avedes
            Amor muy coytado que tan ben dizedes
            Cantigas d'amigo.

            Par Deus de Cruz, dona, sey que andades
            D'amor muy coytada que tan ben cantades
            Cantigas d'amigo.

            - Avuytor comestes, que adevinhades,
                  (Estêvão Coelho, Cantiga n°321 - CANC. DA VATICANA)

     ESTAVA A FORMOSA SEU FIO TORCENDO
                             (paráfrase de Cleonice Berardinelli)

            Estava a formosa seu fio torcendo,
            Sua voz harmoniosa, suave dizendo
            Cantigas de amigo.

            Estava a formosa sentada, bordando,
            Sua voz harmoniosa, suave cantando
            Cantigas de amigo.

            - Por Jesus, senhora, vejo que sofreis
            De amor infeliz, pois tão bem dizeis
            Cantigas de amigo.

            Por Jesus, senhora, eu vejo que andais
            Com penas de amor, pois tão bem cantais
            Cantigas de amigo.

            - Abutre comeste, pois que adivinhais.
            (in BERARDINELLI, Cleonice. CANTIGAS DE TROVADORES MEDIEVAIS EM POTUGUÊS MODERNO. Rio de Janeiro: Organ. Simões, 1953, pp. 58-59.)

4. O paralelismo é um dos recursos estilísticos mais comuns na poesia lírico-amorosa trovadoresca. Consiste na ênfase de uma ideia central, às vezes repetindo expressões idênticas, palavra por palavra, em séries de estrofes paralelas. A partir destas observações, releia o texto de Estêvão Coelho e responda:
a) O poema se estrutura em quantas séries de estrofes paralelas? Identifique-as.
b) Que ideias centrais são enfatizadas em cada série paralelística?

5. Considerando-se que o último verso da cantiga caracteriza um diálogo entre personagens; considerando-se que a palavra "abutre" grafava-se "avuytor", em português arcaico; e considerando-se que, de acordo com a tradição popular da época, era possível fazer previsões e descobrir o que está oculto, comendo carne de abutre, mediante estas três considerações:
a) Identifique o personagem que se expressa em discurso direto, no último verso do poema;
b) Interprete o significado do último verso, no contexto do poema.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Unifesp 2002)

TEXTO I:
Ao longo do sereno
Tejo, suave e brando,
Num vale de altas árvores sombrio,
Estava o triste Almeno
Suspiros espalhando
Ao vento, e doces lágrimas ao rio.
            (Luís de Camões, "Ao longo do sereno".)

TEXTO II:
Bailemos nós ia todas tres, ay irmanas,
so aqueste ramo destas auelanas
e quen for louçana, como nós, louçanas,
se amigo amar,
so aqueste ramo destas auelanas
uerrá baylar.
            (Aires Nunes. In Nunes, J. J., "Crestomatia arcaica".)

TEXTO III:     
Tão cedo passa tudo quanto passa!
morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.
            (Fernando Pessoa, "Obra poética".)

TEXTO IV:
Os privilégios que os Reis
Não podem dar, pode Amor,
Que faz qualquer amador
Livre das humanas leis.
mortes e guerras cruéis,
Ferro, frio, fogo e neve,
Tudo sofre quem o serve.
            (Luís de Camões, "Obra completa".)

TEXTO V:
As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei.
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!...)
            (Mário de Sá Carneiro, "Poesias".)

6. A alternativa que indica texto que faz parte da poesia medieval da fase trovadoresca é
a) I.                 b) II.                c) III.               d) IV.              e) V.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Faap 96) SONETO DE SEPARAÇÃO

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
                                                (Vinícius de Morais)

 7. Releia com atenção a última estrofe:
Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é usualmente empregada no falar atual. Contudo,  na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a palavra AMIGO significou:
a) colega                     b) companheiro                      c) namorado                d) simpático                e) acolhedor

8. (Mackenzie 97) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.

9. (Mackenzie 98) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.

10. (Unesp 89) Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:
a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de "senhor", isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa.
b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais.
c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema "Camões". Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.
d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia.

e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.