sábado, 10 de novembro de 2012

You don't have a clue - Röyksopp

Röyksopp - Happy Up Here

MODERNISMO - 2ª fase


GERAÇÃO DE 30 - Gênero lírico

1) (CESGRANRIO-1995) Apesar de modernista, Vinicius apresenta, no texto, características da estética romântica.
Assinale a única característica romântica NÃO presente nesse texto:
Pátria Minha
A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria. Por isso, no exílio
Assistindo dormir meu filho
Choro de saudades de minha pátria.

Se me perguntarem o que é a minha pátria, direi:
Não sei. De fato, não sei (...)
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.

Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
Vontade de mudar as cores do vestido
                                                   [(auriverde!) tão feias

De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias, pátria minha
Tão pobrinha!

Porque te amo tanto, pátria minha, eu que não tenho
Pátria, eu semente que nasci do vento
Eu que não vou e não venho, eu que permaneço
Em contacto com a dor do tempo (...)

Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
Que brinca em teus cabelos e te alisa
Pátria minha, e perfuma o teu chão...
Que vontade me vem de adormecer-me
Entre teus doces montes, pátria minha
Atento à fome em tuas estranhas
E ao batuque em teu coração.

Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.
Vinicius de Moraes – Trechos

a) Preocupação com o eu-lírico, através da expressão de emoções pessoais.
b) Valoração de elementos da natureza, como forma de exaltação da terra brasileira.
c) Sentimentos de saudade e nostalgia, causados pela dor do exílio.
d) Preocupação social, através da menção a problemas brasileiros.
e) Abandono do ideal purista dos neoclássicos na prevalência do conteúdo sobre a forma.

2) (PUC-SP-1995) Em 1945 Carlos Drummond de Andrade escreveu A ROSA DO POVO. Nela podemos verificar que:
a) uma análise do comportamento humano, na relação cidade e campo.
b) apenas uma teoria de sua própria produção poética.
c) uma reflexão sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo.
d) uma predileção por temas eróticos e sensuais.
e) uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo.

3) (UFPE-1996) OBSERVE:
"Tive ouro, tive gado, tive fazendas
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede
Mas, como dói!"
(Carlos Drummond de Andrade / CONFIDÊNCIAS DE ITABIRANO)
(           ) Foi um poeta que tratou de assuntos brasileiros a regionais (no texto anterior, fala sobre Minas Gerais) dando-lhe um caráter folclórico e exótico.
(           ) Versejou sempre de acordo com a poética tradicional, respeitando a métrica e rima.
(           ) Sua maturidade poética foi atingida através da precisão da linguagem e do aprofundamento da visão de mundo.
(           ) A sua poesia tem como pólos o EU e o mundo; no primeiro sobressaem os temas do passado (a família e a província) e o amor, caracterizado pela carência.
(           ) Além de explorar as profundezas do EU, preocupa-se com o social, canta a solidariedade e interroga sobre o sentido de vida.

4) (ITA-1997) Dadas as afirmações:
I) A poesia de Carlos Drummond de Andrade, de caráter fundamentalmente regionalista e preocupada com o cotidiano, restringe-se a um inventário das emoções mineiras do poeta.
II) A poesia de Manuel Bandeira, de inspiração jornalística e de caráter confidencial e autobiográfico, exprime-se tanto pelo verso livre quanto pelo tradicional.
III) A obra lírica de Cecília Meireles, marcada por constantes formais - como o mar, o espaço, a solidão, o sentimento do efêmero, é essencialmente descritiva, voltada para a natureza brasileira e nossos vultos históricos.
Est(á) (ão) correta(s):
a) Nenhuma
b) Apenas I
c) Apenas II
d) Apenas III
e) Todas

5) (CESGRANRIO-1999) O poema Romaria insere-se no livro ALGUMA POESIA, que Drummond publicou em 1930. Esta data marca, no Modernismo, o início de uma fase caracterizada pela (o):
a) Era Vargas, com uma literatura mais construtiva e mais politizada na prosa - José Lins do Rego, Graciliano Ramos.
b) redemocratização do país e fim do Estado Novo, com o regionalismo abordando problemas humanos universais - João Guimarães Rosa.
c) anarquia, com manifestos que rejeitavam as estruturas do passado, predominando, na poesia, o verso livre.
d) preocupação dos poetas com o policiamento da expressão e com a estética - João Cabral de Mello Neto, Ferreira Gullar.
e) nacionalismo exacerbado, com uma poesia mais voltada para as causas sociais, cultivando o rigor na rima e na métrica.

6) (UFRS-1998) Sobre Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que
a) é o nome inquestionável na consolidação da poesia moderna no Brasil, pela síntese que logrou realizar entre várias contradições históricas do país.
b) predomina, em seus poemas, uma linguagem erudita, com termos raros, compatível com os tópicos existenciais mas inadequada para os temas do cotidiano.
c) publicou uma série de livros de poesia e de crônicas que tratam predominantemente de temas provincianos, o que localiza sua obra na vertente regionalista da literatura brasileira.
d) se dedicou à construção de uma linguagem objetiva e rigorosa, voltada para a expressão literária da paisagem tropical.
e) sua poesia se caracteriza pelo lirismo de tom irônico e melancólico, registro de um inconformismo em relação à escassez de leitores de poesia no Brasil.

7) (FUVEST-1999) Refere-se corretamente a ALGUMA POESIA, de Drummond, a seguinte afirmação:
a) A imagem do poeta como "gauche" revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionando-lhe a comunhão com o mundo exterior.

8) (ENEM-1999) Quem não passou pelas experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:
I. Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida
          (ANDRADE, Carlos Drummond de. ALGUMA
          POESIA. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964)

II. Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.
            (BUARQUE, Chico. LETRA E MÚSICA. São
            Paulo: Cia das Letras, 1989)

III. Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
            (PRADO, Adélia. BAGAGEM. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)

Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por
a) reiteração de imagens
b) oposição de idéias
c) falta de criatividade
d) negação dos versos
e) ausência de recursos

9) (PUCCAMP-1999)
Uma mulher ao sol - eis todo o meu desejo
Vinda do sal do mar, nua, os braços em cruz
A flor dos lábios entreaberta para o beijo
A pele a fulgurar todo o pólen da luz.

A quadra anterior introduz um soneto de Vinícius de Moraes. Nesses versos, o leitor pode comprovar a seguinte característica da lírica amorosa do poeta:
a) dilaceramento provocado pela paixão carnal e pela ânsia de salvação religiosa.
b) reconhecimento da fugacidade do tempo, revelada num momento de excitação sensual.
c) celebração da amada num quadro cotidiano, valorizando-se o estilo típico dos modernistas combativos.
d) visão mística, na qual os desejos são sublimados e a natureza é divinizada.
e) exaltação erótica, integrada no mundo natural e elevada ao plano do sublime.

10) (PUCSP-1999)
      Um dia ela veio para rede,
      se enroscou nos meus braços,
      me deu um abraço,
      me deu as maminhas
      que eram só minhas.
      A rede virou,
      O mundo afundou.
      (Carlos Drummond de Andrade)
Em relação ao fragmento, retirado do poema INICIAÇÃO AMOROSA, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que
a) segue a tradição poética parnasiana, revelando, entretanto, uma poesia sintetizada em elementos cotidianos.
b) assume a linguagem cotidiana, desqualificando o lirismo da poesia e, conseqüentemente, a qualidade poética da mensagem.
c) procura valorizar a rima tradicional, a metrificação regular e um lirismo pessoal afirmado em uma emoção contida.
d) adere à vanguarda dos anos 60, eliminando a subjetividade e exaltando o lirismo amoroso por meio do humor, da ironia.
e) emprega uma linguagem coloquial que desorganiza a métrica e apresenta o lirismo arraigado na cena cotidiana.

11) (UFSM-1999) A respeito da poesia de Vinicius de Moraes, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmação a seguir.
(     ) Sob a forma de soneto, privilegia temáticas líricas, sobretudo o amor e sua múltiplas manifestações.
(     ) Celebra a sensualidade com versos que apresentam imagens a respeito do sexo e do corpo.
(     ) O cunho erótico dos poemas exclui a experiência mística do amor.
A seqüência correta é
a) V - F - F.
b) V - V - F.
c) F - V - F.
d) V - F - V.
e) F - F - V.

12) (UFSM-2000)
1  De repente do riso fez-se o pranto
2  Silencioso e branco como a bruma
3  E das bocas unidas fez-se a espuma
4  E das mãos espalmadas fez-se espanto.

5  De repente da calma fez-se o vento
6  Que dos olhos desfez a última chama
7  E da paixão fez-se o pressentimento
8  E do momento imóvel fez-se o drama.

Vinícius de Moraes, nos versos transcritos, mostra como, na separação amorosa, uma coisa se transforma em outra. Em que verso(s) NÃO há registro de tal transformação?
a) v.2 e 6.
b) v.1.
c) v. 5.
d) v.3 e v.4.
e) v.7  e 8.

13) (UERJ-2002-adaptada)
MULHER AO ESPELHO
Hoje, que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.
(MEIRELES, Cecília. "Poesias Completa." Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.)
O poema de Cecília Meireles revela uma mudança de perspectiva em relação à primeira geração modernista, pois
a) apresenta um lirismo objetivo.
b) retoma basicamente temas do contexto regional.
c) apresenta tom irreverente e humorístico, apesar de retomar o simbolismo.
d) retoma temas como o lirismo e a busca pela rima como forma perfeita do poema.
e) retoma o lirismo e temas como a angústia existencial.


14) (UFRS-2000) Em relação às alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde a uma caracterização da poesia de Cecília Meireles.
a) Culto da beleza imaterial e valorização da transcendência.
b) Poesia universalista e de teor filosófico, em busca de um sentido da vida.
c) Musicalidade bem construída, aliada a uma plasticidade das imagens.
d) Ênfase do poema-piada.
e) Ressonâncias da tradição clássica na construção métrica.

15) (UFAL-2000) "O que me leva a crer no desaparecimento do bem-te-vi são as mudanças que começo a observar na sua voz. O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos vizinhos, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava a articular as três sílabas tradicionais do seu nome, limitando-se a gritar.- "...te-vi! te-vi!", com a maior irreverência gramatical.  Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras, achei natural que também os passarinhos estivessem contagiados pelo novo estilo humano."
(Cecília Meireles)

Assinale como VERDADEIRAS as afirmações que estão corretas em relação ao texto acima, e como FALSAS aquelas em que isso não ocorre.
(     ) A autora acredita que, por falta de adaptação às condições da vida moderna, os passarinhos tendem a desaparecer do cenário urbano.
(     ) A modernidade atribuída ao canto que ouviu de determinado bem-te-vi está, segundo sugere a autora, no caráter mais sintético do próprio canto do pássaro.
(     ) A "irreverência gramatical " de que se trata está no fato de se começar uma frase com o pronome "te".
(     ) Por "novo estilo humano" entende-se, aqui, a capacidade que têm as novas gerações de aprender com as mais velhas.
(     ) O primeiro período do texto vale pelo efeito de humor, o que se comprova com o desenvolvimento das observações da autora.

16) (UFPE-2000)
"Pus meu sonho num navio
e o navio em cima do mar
- depois abri o mar com as mãos
para o meu sonho naufragar' '
            (Cecília Meireles)

Os versos acima fazem parte da poética de Cecília Meireles. Dessa autora, é incorreto dizer que:
a) conservou os laços com o Simbolismo, o que se evidencia na sua visão de mundo, na sua linguagem e na sua estética.
b) revelou predileção por imagens a partir da música, da água, do ar, do mar, do vento, do espaço.
c) foi hábil na utilização de versos curtos, de grande musicalidade e apurada seleção vocabular.
d) como uma de suas opções poéticas, sobressai a evasão pelo sonho.
e) manteve uma atitude constante de distanciamento do tema em sua poesia lírica.

17) (UFRS-2001) Leia as estrofes abaixo, de Vinícius de Moraes, e a afirmação que as segue.
01 "Uma lua no céu apareceu
02 cheia e branca; foi quando, emocionada
03 a mulher a meu lado estremeceu
04 e se entregou sem que eu dissesse nada.
05 Larguei-as pela jovem madrugada
06 ambas cheias e brancas e sem véu
07 perdida uma, a outra abandonada
08 uma nua na terra, outra no céu."

Por meio de versos .......... em que é perceptível um lirismo .........., típico de sua poesia, Vinícius de Moraes aproxima a mulher e a lua, fundindo-as, em alguns momentos, como acontece no verso de número ..... .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
a) octossílabos - amoroso - 06
b) heptassílabos - social - 07
c) decassílabos - moralizante - 08
d) octossílabos - despojado - 07
e) decassílabos - sensual – 06

18) (UFV-2002) Leia com atenção o seguinte fragmento do "Poema Dialético", de Murilo Mendes, para responder a esta questão:

Todas as formas ainda se encontram em esboço,
Tudo vive em transformação:
Mas o universo marcha
Para a arquitetura perfeita.

Retiremos das árvores profanas
A vasta lira antiga:
Sua secreta música
Pertence ao ouvido e ao coração de todos.
Cada novo poeta que nasce
Acrescenta-lhe uma corda.
(MENDES, Murilo. "O menino experimental”)

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma possível leitura do poema:
a) O poeta, unindo tradição e modernidade, tem como matéria poética o universo, em seu estado de constante transformação.
b) Para se atingir a "arquitetura perfeita", o poeta só deve se inspirar nos princípios da poética clássica, restringindo-se às influências da "vasta lira antiga".
c) O eu poético defende a universalidade da poesia, sempre aberta às tendências do passado, do presente e do futuro.
d) O poeta manifesta-se atento à tendência transformadora das coisas e dos seres, em direção à "arquitetura perfeita".
e) Nos dois últimos versos, o poeta faz alusão à constante renovação criadora da poesia, numa convergência do novo com a tradição.

19) (UFV-2002) Atente para o que diz Júlio C. Guimarães sobre o poeta Murilo Mendes:
Na forte presença de elementos ligados à visualidade na obra poética de Murilo Mendes, é possível estabelecer algumas distinções que se verificam fundamentais para o exame desta questão tal como aqui é proposto. De um lado, estão elementos puramente visuais, que naturalmente ocorrem de várias formas. De outro lado, está a visualidade configurada como linguagem, isto é, como artes visuais, ou artes plásticas, cuja presença se dá como referência, em diferentes graus, seja a determinada obra de arte, seja a determinado artista.
            (GUIMARÃES, Júlio Castañon. "Territórios / conjunções: poesia e prosa críticas de Murilo Mendes". Rio de Janeiro: Imago, 1993. p. 63.)

Em todas as alternativas que se seguem são citados fragmentos da obra de Murilo Mendes que expressam essa tendência à visualidade a que se refere o crítico, expressiva da poesia crítica do poeta, EXCETO em:
a) "Mapa": Tudo é ritmo no cérebro do poeta. Não me inscrevo em nenhuma teoria.        
b) "Grafito para Sergei Eisenstein":O horizonte do filmeCresce, a consciênciaMarcha em nós, mil, dePartícipes imediatos, da Cooperativa que somosOu deveríamos ser,De contrastes que portamosEm giro, visão & sangue.
c) "Fim":Eu existo para assistir ao fim do mundo,Eu existo para a visão beatífica.           
d) "Texto de informação":Tiro do bolso examinoCertas formas de gramáticade retóricade poéticaConsidero-as na sua forma visual.  
e) "Pré-História":Mamãe vestida de rendasTocava piano no caos.Uma noite abriu as asasCansada de tanto som,Equilibrou-se no azul,De tonta não mais olhouPara mim, para ninguém!Cai num álbum de retratos.           

20) (UFPE-2003) "Leve é o pássaro;
e a sua sombra voante,
mais leve
...........................................
E o desejo rápido
desse antigo instante,
mais leve.

E a figura invisível
do amargo passante,
mais leve."
            (Cecília Meireles)

"Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da sua voz deliciava..
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava."
            (Cruz e Souza)

Qual a semelhança ou o ponto de convergência entre a poesia neo-simbolista de Cecília Meireles e a de Cruz e Souza?
a) A objetividade e o materialismo marcantes no estilo parnasiano.
b) A realidade focalizada de maneira vaga, em versos que exploram a sonoridade das palavras.
c) A preocupação formal e a presença de rimas ricas.
d) O erotismo e o bucolismo como tema recorrente.
e) A impassibilidade dos elementos da natureza e a presença da própria poesia como musa.

21) (UFPE-2004) Sobre Cecília Meireles e Manuel Bandeira, podemos afirmar que:
(           ) ambos são poetas que aderiram ao Modernismo, embora tenham experimentado outras tendências estéticas anteriores.
(           ) Bandeira eliminou posteriormente os resíduos parnasianos e simbolistas de sua poesia, os quais podem ser observados em Cinza das Horas e Carnaval. Como se lê em sua poesia, predominam o lirismo do eu e o subjetivismo.
(           ) Bandeira empresta à sua poesia um caráter confidencial, mas, ao contrário dos poetas românticos, observa-se que ironiza seus próprios desejos, considerando-os ilusões.
(           ) Cecília Meireles, considerada uma neo-simbolista, é, contudo, bastante objetiva na construção de sua temática poética.
(           ) apesar da delicadeza de suas imagens e da propriedade de seus símbolos, como no texto transcrito, a poesia de Cecília tem caráter inovador e futurista.

22) (UFSCAR-2004) Leia o texto seguinte.
            Reinvenção
A vida só é possível
reinventada.

Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas ...
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo ...  - mais nada.

Mas a vida, a vida , a vida
a vida só é possível
reinventada. [...]
            (Cecília Meireles)

Podemos dizer que, nesse trecho de um poema de Cecília Meireles, encontramos traços de seu estilo
a) sempre marcado pelo momento histórico.
b) ligado ao vanguardismo da geração de 22.
c) inspirado em temas genuinamente brasileiros.
d) vinculado à estética simbolista.
e) de caráter épico, com inspiração camoniana.

23) (FAAP) Texto I

"Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
            Gonçalves Dias

Texto II

Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
A gente não pode dormir
com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia.
Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá com certidão de idade!
                        Murilo Mendes

O texto II pertence ao estilo de época do:
a) modernismo
b) dadaísmo
c) futurismo
d) pré-modernismo
e) simbolismo

24)(UNESP) A partir da leitura dos seguintes poemas, assinale a alternativa INCORRETA com relação ao Modernismo.

I - VÍCIO DA FALA
"Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados."
                        (Oswald de Andrade)

II - POEMA DO BECO
"Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
- O que eu vejo é o beco."
                        (Manuel Bandeira)

III - FESTA FAMILIAR
"Em outubro de 1930
Nós fizemos - que animação!
Um pic-nic com carabinas."
                        (Murilo Mendes)

IV - COTA ZERO
"Stop
A vida parou
ou foi o automóvel?"
                        (Carlos Drummond de Andrade)

a) Os poemas quando não se fixam em uma cena da vida cotidiana podem refletir sobre a nossa história com muito humor e ironia.
b) Predomínio do verso livre e cultivo de uma poesia sintética.
c) Introdução da fala popular e elementos característicos da prosa.
d) Os poemas mostram claramente uma ruptura com os códigos literários anteriores na forma; no conteúdo buscam penetrar mais fundo na realidade brasileira.
e) As experiências de linguagem desses poemas modernistas tentam resgatar o formalismo e a riqueza sonora da poesia parnasiana.


Parnasianismo/Simbolismo


1) Sobre a poesia parnasiana, assinale o que for correto.
(01) Acima de todas as características do Parnasianismo ressalta o primado da emoção e a aparente rejeição do racionalismo.
(02) A poesia parnasiana é um ritual mágico, uma combinação alquímica de palavras de outras dimensões de existência, uma simbiose do som e do sentido.
(04) A ênfase formalista do estilo parnasiano levou-o a desprezar o assunto em função da supervalorização da técnica e, portanto, separar o sujeito criador de seu objeto criado.
(08) A ênfase na característica formal induz a associação mais analógica do que lógica entre as palavras e permite a criação do poema-prosa.
(16) O fazer artístico fundamenta-se na "transpiração", ou seja, no cuidado com a linguagem, a forma, a lapidação e o refinamento do texto.

Resultado da soma:

2) Leia o poema a seguir e responda às questões a ele pertinentes.

Vê-se no espelho; e vê, pela janela,
A dolorosa angústia vespertina:
Pálido morre o sol... Mas, ai! Termina
Outra tarde mais triste, dentro dela;

Outra queda mais funda lhe revela
O aço feroz, e o horror de outra ruína;
Rouba-lhe a idade, pérfida e assassina,
Mais do que a vida, o orgulho de ser bela!

Fios de prata... Rugas. O desgosto
Enche-a de sombras, como a sufocá-la.
Numa noite que aí vem... E no seu rosto

Uma lágrima trêmula resvala,
Trêmula, a cintilar, - como, ao sol posto,
Uma primeira estrela em céu de opala.

            Olavo Bilac. "Poesias". São Paulo: Martin Claret, 2004

O título que melhor abrange o sentido do poema é:
a) O nascer do dia.
b) O pôr-do-sol.
c) O crepúsculo da beleza.
d) Uma lágrima de dor.
e) A solidão.

3) As questões a seguir referem-se ao texto adiante. Analise-as e assinale, para cada uma, a alternativa incorreta.

                    Litania dos Pobres

                                         Cruz e Souza


01        Os miseráveis, os rotos
            São as flores dos esgotos

            São espectros implacáveis
            Os rotos, os miseráveis.

05        São prantos negros de furnas
            Caladas, mudas, soturnas.

            São os grandes visionários
            Dos abismos tumultuários.   

            As sombras das sombras mortas,
10        Cegos, a tatear nas portas.

            Procurando os céus, aflitos
            E varando os céus de gritos.

            Inúteis, cansados braços
            Mãos inquietas, estendidas.

a) O tema poderia ser tomado pelo Realismo.
b) Para pertencer ao Naturalismo há comiseração demais no poema.
c) Para ser de Castro Alves falta arrebatamento, revolta.
d) A religiosidade ('procurando o céu' - v.11) condiz mais com o Modernismo que com o Simbolismo.
e) O título "Litania" (ladainha) revela o lado místico.


4) Leia com atenção as, duas estrofes a seguir e compare-as quanto ao conteúdo e à forma.
                                               I
"Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo que a ninguém fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego."
                                               II
"Do Sonho as mais azuis diafaneidades
que fuljam, que na Estrofe se levantem
e as emoções, todas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem."

Comparando as duas estrofes, conclui-se que:
a) I é parnasiana e II, simbolista.
b) I é simbolista e II, romântica.
c) I é árcade e II, parnasiana.
d) I e II são parnasianas.
e) I e II são simbolistas.