segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Respostas - Realismo/Naturalismo - FUVEST - UNICAMP - UNESP - ITA - PUC


Questões Realismo


Fuvest

Ao criticar "O Primo Basílio", Machado de Assis afirmou: "(...) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo autor, é antes um títere que uma pessoa moral."
Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:
a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Leopoldina e Conselheiro Acácio.
e) Jorge e Leopoldina.

Luísa espreguiçou-se. Que seca ter de se ir vestir! Desejaria estar numa banheira de mármore cor-de-rosa, em água tépida, perfumada e adormecer! Ou numa rede de seda, com as janelinhas cerradas, embalar-se, ouvindo música!(...)
            Tornou a espreguiçar-se. E saltando na ponta do pé descalço, foi buscar ao aparador por detrás de uma compota um livro um pouco enxovalhado, veio estender-se na "voltaire", quase deitada, e, com o gesto acariciador e amoroso dos dedos sobre a orelha, começou a ler, toda interessada.
            Era a "Dama das Camélias". Lia muitos romances; tinha uma assinatura, na Baixa, ao mês.

Nesse excerto, o narrador de "O primo Basílio" apresenta duas características da educação da personagem Luísa que serão objeto de crítica ao longo do romance.
a) Quais são essas características?
b) Explique de que modo elas contribuem para o destino da personagem.

a) Passividade indolente e gosto pela literatura romântica.

b) O mundo de sonhos dos românticos, cheio de aventuras, incentiva Luísa a cometer adultério e sua indolência afronta Juliana, que a chantageia.


Com essa história enjoada de traiu ou não traiu, de Capitu ser anjo ou demônio, o leitor de Dom Casmurro acaba se esquecendo do fundamental: as memórias são do velho narrador, não da mulher, e o autor é Machado de Assis, e não um escritor romântico dividido entre mistérios.
Aceitas as observações anteriores, o leitor de Dom Casmurro deverá
a) identificar o ponto de vista de Capitu, considerando ainda o universo próprio da ficção naturalista.
b) reconhecer os limites do tipo de narrador adotado, subordinando-o ao peculiar universo de valores do autor.
c) aceitar os juízos do velho narrador, por meio de quem se representa a índole confessional de Machado de Assis.
d) rejeitar as acusações do jovem Bentinho, preferindo-lhes a relativização promovida pelo velho narrador.
e) relativizar o ponto de vista da narração, cuja ambigüidade se deve à personalidade oblíqua de Capitu.



Ao criticar "O Primo Basílio", Machado de Assis afirmou: "(...) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo autor, é antes um títere que uma pessoa moral."
Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:
a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Leopoldina e Conselheiro Acácio.
e) Jorge e Leopoldina.

Assinalar a afirmação correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
a) romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do autor.
b) romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
c) romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o maternalismo de sua mulher para com os alunos.
d) romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do império.
e) romance da escola do Brasil no final do império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.

A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta:
a) fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade;
b) viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador;
c) perturbada pela interferência de Capitu que acaba por guiar o narrador;
d) isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade;
e) indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los.

Assinalar a alternativa que transcreve passagem do romance "Quincas Borba", de Machado de Assis:
a) "Era o 'Quincas Borba', o gracioso menino de outro tempo, o meu companheiro de colégio, tão inteligente e abastado. Quincas Borba!"
b) "Saberia Rubião que o nosso Quincas Borba trazia aquele grãozinho de sandice, que um médico supôs achar-lhe? Seguramente, não; tinha-o por homem esquisito."
c) "Era tarde para mandar o camarote a Escobar; saí, mas voltei no fim do primeiro ato. Encontrei Escobar à porta do corredor."
d) "Sim, a lamparina ia morrendo, mas ainda podia dar luz ao regresso de Paulo. Quando Flora o viu entrar e ajoelhar-se outra vez, ao pé do irmão, e ambos dividirem entre si as mãos dela, mansos e cordatos, ficou longamente atônita."
e) "Tristão e Fidélia desceram hoje e Aguiar os foi buscar à Prainha. Dali vieram almoçar ao Flamengo, onde D. Carmo esperava os recém-casados e os abraçou cheia de coração."



Unicamp

No capítulo VII de O ATENEU, ao descrever a exposição de quadros dos alunos do colégio, o narrador assim se refere aos sentimentos de Aristarco:

            "Não obstante, Aristarco se sentia lisonjeado pela intenção. Parecia-lhe ter na face a cocegazinha sutil do creion passando, brincando na ruga mole da pálpebra, dos pés-de-galinha, cortando a  concha da orelha, calcando a comissura dos lábios, entrevista na franja pelas dobras oblíquas da pele do nariz, varejando a pituitária, extorquindo um espirro agradável e desopilante."

a) A que intenção se refere o narrador?
b) Quais características de Aristarco estão sugeridas neste comentário do narrador?
c) Lendo esta descrição você considera que o narrador compartilha dos mesmos sentimentos de Aristarco? Justifique.

a) A vaidade lisonjeira de ver grafado seu próprio rosto.

b) A vaidade, o engodo, o orgulho e a felicidade de ser o diretor do Ateneu.

c) Não, Sérgio, o narrador, ironiza os sentimentos de Aristarco, pois através do diretor satiriza seu próprio pai e a sociedade em que vive.


UNESP

Jorge foi heróico durante toda essa tarde. Não podia estar muito tempo na alcova de Luísa, a desesperação trazia-o num movimento contraditório; mas ia lá a cada momento, sorria-lhe, conchegava-lhe a roupa com as mãos trêmulas; e como ela dormitava, ficava imóvel a olhá-la feição por feição, com uma curiosidade dolorosa e imoral, como para lhe surpreender no rosto os vestígios de beijos alheios, esperando ouvir-lhe nalgum sonho da febre murmurar um nome ou uma data; e amava-a mais desde que a supunha infiel, mas dum outro amor, carnal e perverso. Depois ia-se fechar no escritório, e movia-se ali entre as paredes estreitas, como um animal numa jaula. Releu a carta infinitas vezes, e a mesma curiosidade roedora, baixa, vil, torturava-o sem cessar: Como tinha sido? Onde era o Paraíso? Havia uma cama? Que vestido levava ela? O que lhe dizia? Que beijos lhe dava?

                        (in O PRIMO BASÍLIO - OBRAS COMPLETAS - I. Porto: Lello & Irmãos, s/d, p.1150.)

No trecho apresentado, o narrador descreve as reações de Jorge, que vive num conflito íntimo entre a piedade e o ódio: tem de cuidar da esposa Luísa, muito doente, embora tenha sabido, pela leitura de uma carta, que ela o traíra com Basílio. Nestas poucas linhas se podem perceber várias características da ficção realista. Aponte duas dessas características.

Aponte como manifestação carnal, personagens comparados a animais.



ITA

As afirmações a seguir referem-se à obra "Dom Casmurro":

I) Bento Santiago ora manifesta certa condescendência diante do espetáculo do mundo, apreciando certos prazeres da vida, ora demonstra seu desencanto em reflexões melancólicas sobre a realidade.
II) Explica-se a obra a partir da vida do autor: o desencanto diante da vida que ele deixa transparecer é o resultado de sua recusa em assumir a condição de mulato. Apesar disso, Machado apresenta com pouca profundidade e com bastante dubiedade a sociedade carioca e brasileira do século XIX, visto que expõe superficialmente sua estrutura de classes e seus mecanismos de poder.
III) O rompimento representado por esta obra em relação à narrativa brasileira anterior ao seu aparecimento é bastante claro no plano da linguagem, da temática e da estrutura narrativa.

Est(á) (ão) correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) Todas


OS CÃES

            - Lutar. Podes escachá-los ou não; o essencial¢ é que lutes. Vida é luta. Vida SEM LUTA£ é um mar morto no centro do organismo universal.
            DAÍ A POUCO demos COM UMA BRIGA de cães¤; fato que AOS OLHOS DE UM HOMEM VULGAR não teria valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os cães. Eram dois. Notou que ao pé deles¥ estava um osso, MOTIVO DA GUERRA, e não deixou de chamar a minha atenção para a circunstância de que o osso não tinha carne. Um simples osso nu. Os cães mordiam-se¢, rosnavam, COM O FUROR NOS OLHOS... Quincas Borba meteu a bengala DEBAIXO DO¦ BRAÇO, e parecia EM ÊXTASE.
            - Que belo que isto é! dizia ele de quando em quando.
            Quis arrancá-lo dali, mas não pude; ele estava arraigado AO CHÃO, e só continuou A ANDAR, quando a briga cessou£ INTEIRAMENTE, e um dos cães, MORDIDO e vencido, foi levar a sua fome A OUTRA PARTE. Notei que ficara sinceramente ALEGRE, posto§ contivesse a ALEGRIA, segundo convinha a um grande filósofo. Fez-me observar a beleza do espetáculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os cães tinham fome; mas a privação do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetáculo é mais grandioso: as criaturas humanas é que disputam¤ aos cães os ossos e outros manjares menos APETECÍVEIS; luta que se complica muito, porque entra em ação a inteligência do homem, com todo o acúmulo de sagacidade que lhe deram os séculos etc.

As três afirmações a seguir podem estar corretas ou incorretas. Após ler atentamente o texto e as afirmações propostas, assinale a alternativa certa.

I- Embora irônico e crítico, o narrador, sensibilizado pelas reações positivas de Quincas Borba, torna-se um otimista.
II- Segundo o narrador-personagem, na observação de um fenômeno convém a um filósofo comedimento, empenho e emoção.
III- A cena não apenas provoca em Quincas Borba reações de prazer e alegria mas também desperta-lhe a observação e a reflexão crítica.

a) Todas estão corretas.
b) Apenas a I está correta.
c) Apenas a II está correta.
d) Apenas a III está correta.
e) Todas são incorretas.

Algumas características presentes no texto "Os Cães" permitem reconhecer nele um excerto de "________", romance que se constitui em sátira, velada por uma ironia olímpica e um humor à inglesa, às instituições burguesas, em torno de sua chaga maior, o adultério.
a) "Memórias Póstumas de Brás Cubas"
b) "D. Casmurro"
c) "Esaú e Jacó"
d) "Angústia"
e) "NDA"


Em DOM CASMURRO, o narrador machadiano
a) registra, de forma comovente, as memórias de sua adolescência, na qual veio a conhecer e a perder o grande amor de sua vida.
b) rememora, de forma lírica, uma paixão antiga, que lhe valeu a ruptura definitiva com sua família conservadora.
c) rememora, com ressentimento, as origens, o desenvolvimento e o fim de uma paixão, destruída pelo ciúme.
d) recupera, em tom trágico, a história de seu grande amigo, traído pela mulher fútil e aventurosa.
e) registra, com ironia, a impiedade de seus injustificáveis ciúmes pela mulher cuja inocência tardiamente reconhece.



PUC - O trecho acima é o início do romance O ATENEU, de Raul Pompéia. Considerando esta obra como um todo, constatamos nela uma perfeita correspondência entre a sociedade do Ateneu e a sociedade de fora dele, porque:
a) em ambas, os valores sociais, éticos e morais são irrepreensíveis.
b) a figura afável do diretor de escola equivale à do pai de família.
c) tanto na escola quanto na família a criança se sente "na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico".
d) escola e sociedade completam eficazmente a educação da criança e a preparam para a vida.
e) o internato é um pequeno mundo que reflete a sociedade e seus desequilíbrios.


O texto II é parte da fala do narrador no 1¡. capítulo de "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Comparando-o com a fala de Paulo Honório, no último capítulo de "São Bernardo" (texto I), é correto afirmar que
a) ambas as personagens tentam recuperar o passado através do relato da própria vida, valendo-se, para tanto, da narrativa em primeira pessoa.
b) a lembrança da mulher amada, presente em ambos os relatos, desencadeia as duas narrativas que, intencionalmente, são feitas em terceira pessoa.
c) ambas as personagens, sentindo o peso da velhice, voltam-se para o passado, numa ávida tentativa de recuperar a alegria e a tranqüilidade da juventude. Para tanto, valem-se da narrativa em primeira pessoa.
d) a insônia, causada pelo remorso de uma vida que poderia ter sido e que não foi, leva ambas as personagens a permanecerem acordadas. E, para passar o tempo, escrevem. A narrativa é feita em terceira pessoa já que se trata de um narrador onisciente, isto é, que conhece os fatos na sua totalidade.
e) perseguidos pela sombra do passado e angustiados pela solidão, ambos os narradores recorrem à narrativa para afastar seus fantasmas. Utilizam-se, para isso, da narrativa em primeira pessoa, que lhes permite um distanciamento maior.


Assinale as proposições CORRETAS sobre o livro QUINCAS BORBA de Machado de Assis.

01. É um livro autobiográfico que mostra a relação entre estudantes de um internato. A fixação de Sérgio (aluno) por Ema (esposa do diretor) é uma apresentação clara do Complexo de Édipo.
02. Palha é o nome do marido FLEXÍVEL de Sofia (palavra que em grego significa sabedoria), que astuciosamente o traía sem se comprometer.
04. O HUMANITISMO é uma versão irônica do POSITIVISMO, filosofia que estava em moda no tempo de Machado de Assis.
08. A preocupação do autor é salientar que de um lado está o povo (conglomerado humano); de outro, o poder. O preconceito de cor é disfarce para ocultar o preconceito econômico.
16. AO VENCEDOR AS BATATAS é uma das frases do HUMANITISMO, filosofia definida por Rubião.

Soma (       2+4=6   )


Tomando em consideração seus romances, é correto afirmar que Machado de Assis
a) faz de 'Memórias póstumas de Brás Cubas' o primeiro romance naturalista brasileiro, ao descrever em detalhes o processo de decomposição do corpo de Brás Cubas.
b) explícita em 'Quincas Borba' sua teoria do Humanitismo, a qual serve de justificativa para a atitude arrivista de Rubião e sua ascensão social baseada na trapaça e na sedução.
c) estabelece ele próprio as bases da polêmica sobre a fidelidade de Capitu a Bentinho ao adotar em 'Dom Casmurro' um personagem-narrador parcial e desconfiado.
d) discute em 'Esaú e Jacó' os dilemas religiosos da sociedade brasileira do século passado, baseada numa população majoritariamente umbandista, mas fiel à herança judaico-cristã.
e) aproveita a aposentadoria do Conselheiro Aires, personagem de 'Esaú e Jacó', para, no 'Memorial de Aires', fazê-lo relembrar suas aventuras picarescas entre a senzala e a igreja.



DO TÍTULO
1          Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
2          - Continue, disse eu acordando.
3          - Já acabei, murmurou ele.
4          - São muito bonitos.
5          Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam de meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: "Dom Casmurro, domingo vou jantar com você." - "Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo." - "Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça."
6          Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores: alguns nem tanto.
            (Machado de Assis, DOM CASMURRO. Rio de Janeiro, Aguilar, cap. I)

A obra de Machado de Assis oferece um painel bastante rico da cultura e da sociedade urbanas brasileiras da época. Assinale o aspecto que NÃO é abordado nesse texto:
a) os hábitos sociais e culturais valorizados pela média e alta burguesia.
b) as normas de cordialidade que orientam a convivência das pessoas.
c) a vaidade pessoal ferida e o decorrente reflexo nas relações sociais.
d) a pouca valorização da produção literária da época.
e) a despretensão das conversas sociais ditas "informais".

O esclarecimento dos sentidos da palavra "casmurro" indica, em Machado de Assis:
a) a valorização de um modelo narrativo pautado pela fidelidade à realidade.
b) a tendência de refletir e comentar a respeito da própria escrita.
c) a preocupação em criar um estilo despojado, direto e simples.
d) a intenção de, através da erudição, educar o seu leitor.
e) a consciência da dificuldade de sua narrativa para o leitor da época.


Assinale a interpretação CORRETA da técnica narrativa e dos recursos expressivos empregados no texto:
a) "pode ser que não fosse"; "não achei melhor": expressões de caráter vago e impreciso, indicando a personalidade insegura do narrador.
b) "falou da lua e dos ministros": combinação inusitada de termos de áreas semânticas diferentes, traduzindo a visão crítica do narrador.
c) "O meu poeta (...) ficará sabendo que não lhe guardo rancor": pronome possessivo suspendendo o tom irônico e enfatizando uma intimidade afetuosa.
d) "Tudo por estar cochilando!": exclamação que introduz o discurso indireto livre, mediante o qual o narrador exprime seus sentimentos.
e) "Vou para Petrópolis (...)"; "Meu caro Dom Casmurro": transcrição de bilhetes para melhor caracterizar os personagens.


Óbito do Autor
"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."

Comparando-se o primeiro capítulo de DOM CASMURRO ao início do primeiro capítulo de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, anteriormente transcrito, NÃO se pode afirmar que:
a) ambos os textos se desenvolvem estabelecendo uma relação direta com o título.
b) em MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS observa-se uma temática insólita, ausente de DOM CASMURRO.
c) os personagens Brás Cubas e Dom Casmurro assemelham-se quanto à propensão ao estilo dubitativo, reticente.
d) a auto-ironia faz com que ambos os personagens se afastem do modelo idealizado de herói romântico.
e) o ponto de vista é de primeira pessoa, mas apenas o protagonista Brás Cubas é narrador e pseudo-autor do texto.

Durante este período de depressão contemplativa uma coisa apenas magoava-me: não tinha o ar angélico do Ribas, não cantava tão bem como ele. Que faria se morresse, entre os anjos, sem saber cantar?
            Ribas, quinze anos, era feio, magro, linfático. Boca sem lábios, de velha carpideira, desenhada em angústia - a súplica feita boca, a prece perene rasgada em beiços sobre dentes; o queixo fugia-lhe pelo rosto, infinitamente, como uma gota de cera pelo fuste de um círio...
            Mas, quando, na capela, mãos postas ao peito, de joelhos, voltava os olhos para o medalhão azul do teto, que sentimento! que doloroso encanto! que piedade! um olhar penetrante, adorador, de enlevo, que subia, que furava o céu como a extrema agulha de um templo gótico!
            E depois cantava as orações com a doçura feminina de uma virgem aos pés de Maria, alto, trêmulo, aéreo, como aquele prodígio celeste de garganteio da freira Virgínia em um romance do conselheiro Bastos.
            Oh! não ser eu angélico como o Ribas! Lembro-me bem de o ver ao banho: tinha as omoplatas magras para fora, como duas asas!

            (O ATENEU. Raul Pompéia)
Dos comentários que se fazem de "O ATENEU" assinale o falso:
a) misto de ficção e memória, pendente entre diário e romance, gira em torno das experiências sofridas por um menino ingênuo no internato de Aristarco Argolo de Ramos.
b) sem haver propriamente um enredo, mas justaposição de quadros, vão desfilando diante de nós as personagens e situações de um colégio em que a hipocrisia esconde toda gama de baixeza.
c) Diretor e senhora (Dª Ema), professores e estudantes, todos vivem numa atmosfera saturada e postiça forjada pela vaidade de Aristarco.
d) a sucessão de flagrantes impressionistas termina com o incêndio do colégio, ateado pelo estudante Américo.
e) O Ateneu distingue-se na história de nossa ficção por uma série de aspectos originais, entre eles, o realismo exterior tal qual o de Aluísio Azevedo em "O CORTIÇO".


Leia as afirmações a seguir:

I - DOM CASMURRO, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS e QUINCAS BORBA são romances narrados em primeira pessoa.
II - "Helena" e "Iaiá Garcia" encaixam-se na primeira fase dos romances machadianos, apresentando ainda alguns aspectos ligados ao Romantismo.
III - Há exemplos do pessimismo e da ironia de Machado de Assis tanto em seus romances como em seus contos.

Assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se apenas II e III estiverem corretas.
c) se apenas II estiver correta.
d) se apenas III estiver correta.
e) se todas estiverem incorretas.




Parnasianismo

ITA - Leia com atenção as, duas estrofes a seguir e compare-as quanto ao conteúdo e à forma.
                                               I
"Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo que a ninguém fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego."
                                               II
"Do Sonho as mais azuis diafaneidades
que fuljam, que na Estrofe se levantem
e as emoções, todas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem."

Comparando as duas estrofes, conclui-se que:
a) I é parnasiana e II, simbolista.
b) I é simbolista e II, romântica.
c) I é árcade e II, parnasiana.
d) I e II são parnasianas.
e) I e II são simbolistas.



Com a poesia parnasiana, passaram a ser valorizados:
a) o culto preciosista da forma e o recurso aos padrões da estética clássica.
b) a expressão espontânea dos sentimentos e o idealismo nacionalista.
c) os obscuros jogos de palavras e o sentimento de culpa religioso.
d) a expressão em versos brancos e os detalhes concretos da vida cotidiana.
e) as paisagens de natureza melancólica e o estilo grave das confissões.

Identifique os movimentos literários a que pertencem as seguintes estrofes, na ordem em que elas se apresentam.

I- "A praça! A praça é do povo
Como o céu é do condor
E o antro onde a liberdade
Cria águias em seu calor."

II- "Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpia dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."

III- "Anjo no nome, Angélica na cara!
Isso é ser flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformara:"

IV- "Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,
Fui honrado Pastor da tua aldeia;
Vestia finas lãs, e tinha sempre
A minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal, e manso gado,
Nem tenho, a que me encoste, um só cajado."

V- "Torce, aprimora, alteia, lima
            A frase, e enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
            Como um rubim.
Quero que a estrofe cristalina,
            Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
            Sem um defeito."

a) Romantismo, Simbolismo, Barroco, Arcadismo e Parnasianismo.
b) Modernismo, Parnasianismo, Barroco, Arcadismo e Romantismo.
c) Romantismo, Modernismo, Arcadismo, Barroco e Simbolismo.
d) Simbolismo, Modernismo, Arcadismo, Parnasianismo e Barroco.
e) Modernismo, Simbolismo, Barroco, Parnasianismo e Arcadismo.


"É um velho paredão, todo gretado,
Roto e negro, a que o tempo uma oferenda
Deixou num cacto em flor ensangüentado
E num pouco de musgo em cada fenda.

Serve há muito de encerro a uma vivenda;
Protegê-la e guardá-la é seu cuidado;
Talvez consigo esta missão compreenda,
Sempre em seu posto, firme e alevantado.

Horas mortas, a lua o véu desata,
E em cheio brilha; a solidão se estrela
Toda de um vago cintilar de prata;

E o velho muro, alta a parede nua,
Olha em redor, espreita a sombra, e vela
Entre os beijos e lágrimas da lua."

O soneto acima apresenta claras características:
a) barrocas.
b) românticas.
c) parnasianas.
d) simbolistas.
e) pré-modernistas.


Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Esses poetas dedicavam-se, muitas vezes, a escrever sobre um "vaso grego", uma "taça de coral", uma "brilhante copa".  Ao mesmo tempo em que admiravam os "áureos relevos", o "fino lavor" e o som "canoro e doce" desses objetos, viam-se a si mesmos como artesãos do verso, verdadeiros "ourives" da língua.  Essa tendência preciosista teve em ............. e ............. dois dos principais representantes, dentro do estilo ........... .

a) Castro Alves e Gonçalves Dias - romântico
b) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira - parnasiano
c) Gonçalves Dias e Olavo Bilac - romântico
d) Alberto de Oliveira e Castro Alves - parnasiano
e) Gonçalves Dias e Alberto de Oliveira – parnasiano

Não caracteriza a estética parnasiana:
a) a oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) a objetividade advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c) a obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d) a perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e) a exaltação do "eu" e fuga da realidade presente.


AS POMBAS

Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sangüínea e fresca a madrugada

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais, de novo, elas, serenas
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam
E eles aos corações não voltam mais...
                        (Raimundo Correia)

Pelo estilo do poema e seu autor, não é difícil saber que se trata de uma obra filiada ao:
a) arcadismo
b) romantismo
c) parnasianismo
d) simbolismo
e) modernismo

O texto foi criado na:
a) segunda metade do século XVIII
b) primeira metade do século XIX
c) segunda metade do século XIX
d) primeira metade do século XX
e) segunda metade do século XX


A estrutura ordenada do poema nos revela:
a) liberdade formal
b) rigorismo formal
c) abundância de versos alexandrinos
d) desprezo pela pontuação tradicional
e) linguagem coloquial

Este poema de Raimundo Correia espelham dois tipos de assunto: o .................. em que a natureza nos aparece com uma fidelidade absolutamente realista, sem interferência do poeta que apenas nos transporta para um quadro profundamente colorido e sonoro e o .................. , mostrando-nos o homem vencido pelo destino.
a) árcade / socialista
b) paisagista / coletivista
c) místico / filosófico
d) pastoril / marxista
e) descritivo / psicológico


Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.

Os versos anteriores contêm elementos típicos do estilo
a) parnasiano.
b) simbolista.
c) ultra-romântico.
d) pré-modernista.
e) bucólico.

Os parnasianos, na virada do século, notabilizaram-se por
a) elaborarem poemas de métrica rigorosa nos quais a impessoalidade do sujeito lírico permitia a perspectiva filosofante e a visada descritiva.
b) denunciarem o autoritarismo da República Velha e as más condições de vida da maioria da população dá cidade do Rio de Janeiro.
c) revelarem perícia na elaboração de poemas de quatro a seis versos cujos temas principais eram o amor não correspondido e as características da natureza nacional.
d) escreverem longos poemas narrativos em verso livre misturando mitos greco-latinos e o cotidiano das modernas metrópoles.
e) recusarem-se a participar da vida política no início da República e por retomarem a lírica religiosa de tradição renascentista e barroca.


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